Podemos ajudar

Se estás desesperado e queres parar de consumir drogas, o primeiro passo é procurar ajuda. Para isso, basta ligares para a nossa linha telefónica, ou ir a uma reunião.

Só assim te podemos ajudar.

Narcóticos Anónimos é uma Irmandade de homens e mulheres que estão a aprender a viver sem drogas. Somos uma associação sem fins lucrativos e não temos joia ou quotas de qualquer tipo. Cada um de nós já pagou o preço para ser membro. Já pagamos com a nossa dor o direito a recuperar.
A nossa mensagem de recuperação é baseada na nossa experiência. Antes de chegarmos à Irmandade, cansamo-nos de tentar controlar o nosso consumo,sem sabermos o que estava errado connosco. Depois de chegarmos a NA, vimo-nos no meio de um grupo muito especial de pessoas que sofreram como nós e que encontraram recuperação. Encontramos esperança para nós mesmos na livre partilha das suas experiências. Se o programa resultou para elas,também poderia resultar para nós.

O único requisito para se ser membro é o desejo de parar de consumir. Temos visto o programa resultar com qualquer adicto que, honesta e sinceramente, queira parar. Não precisamos de estar limpos quando aqui chegamos, mas, depois da primeira reunião, sugerimos que os recém-chegados continuem a voltar e voltem limpos. Não precisamos de esperar por uma overdose ou pela prisão para conseguirmos a ajuda de Narcóticos Anónimos. A adicção não é um estado sem esperança do qual não seja possível recuperar.

Encontramos adictos como nós que estão limpos. Observamos, escutamos e compreendemos que eles encontraram um modo de vida e que gostam de viver sem drogas. Não precisamos de nos acomodar às limitações do passado. Podemos examinar e reexaminar as nossas velhas ideias. Podemos melhorar constantemente as nossas velhas ideias ou substituí-las por ideias novas. Somos homens e mulheres que descobriram e admitiram ser impotentes perante a sua adicção.

Quando consumimos, perdemos. Quando descobrimos que não conseguíamos viver com ou sem drogas, procuramos ajuda em NA, em vez de prolongarmos o nosso sofrimento. O programa produz um milagre nas nossas vidas. Tornamo-nos pessoas diferentes. A prática dos passos e a manutenção da abstinência dá-nos um alívio diário das senten- ças de prisão perpétua que impusemos a nós próprios. Ficamos livres para viver.