"Seja qual for o nosso tempo limpo, nunca recuperamos totalmente. "
Texto Básico, p. 94
Depois de estarmos há algum tempo no programa, alguns de nós começam a pensar que estão curados. Já aprendemos tudo o que NA tem para nos ensinar; começamos a sentir-nos aborrecidos com as reuniões; e o nosso padrinho ou madrinha continua a repetir o velho refrão: "Os passos - os passos - os passos!"
Decidimos que está na altura de arrancar com as nossas vidas, de ir a muito menos reuniões, e de tentar compensar todos os anos que perdemos com a adicção activa. Fazemos isso, todavia, colocando em perigo a nossa recuperação.
Aqueles de nós, que recaíram depois de episódios semelhantes, costumam tentar ir a quantas reuniões puderem - alguns de nós vão a uma reunião por dia durante vários anos. Poderá levar-nos esse tempo todo a compreender que seremos sempre adictos. Talvez nos sintamos bem num dia e mal no outro, mas somos adictos todos os dias. Em qualquer altura estamos sujeitos à ilusão, à negação, à racionalização, à justificação, à insanidade - todos os traços da forma de pensar de um adicto. Se queremos continuar a viver e a gozar a vida sem o uso de drogas, devemos praticar todos os dias um programa activo de recuperação.