NARCÓTICOS ANÓNIMOS
Região Portuguesa

Organização do serviço

A unidade básica de organização em Narcóticos Anónimos é o grupo de NA. Num país onde NA é um fenómeno relativamente novo, o grupo de NA é o único nível de organização. Num país onde um grande número de grupos de NA tiveram a chance de se desenvolver e de se estabilizarem, grupos terão elegido representantes para formar um comité de serviço local, e muitos serviços são oferecidos por estes comités, entre eles:

  • Sessões de esclarecimento da comunidade podem ser conduzidas por membros de NA para informar a comunidade da existência de NA e dos serviços de que dispõe.
  • Jornadas de saúde e conferências são eventos realizados por organizações profissionais nos quais NA pode ter um expositor e/ou dar informações através da realização de work-shops.
  • Apresentações são frequentemente fornecidas a igrejas, assistentes sociais, juízes, conselheiros, enfermeiros, médicos e escolas, entre outros, com um propósito informativo.
  • Anúncios nos Serviços Públicos podem fornecer informações sobre NA, distribuídas ao público através de órgãos de comunicação (imprensa, rádio, televisão, placards, espaços publicitários em transportes públicos e posters).
  • Serviços de Linha Telefónica pode fornecer informações sobre o local de reuniões e sobre NA em geral.
  • Listas de reuniões são horários produzidos localmente, contendo o horário e os locais das reuniões na comunidade e que estão largamente disponíveis.
  • Serviços em hospitais e instituições são fornecidos por comités locais através de reuniões/apresentações para dar a conhecer aos participantes algumas das noções básicas do programa de Narcóticos Anónimos. Eles transmitem a mensagem de recuperação de NA a adictos que não têm acesso directo a reuniões de recuperação de NA. As reuniões ou apresentações são realizadas em hospitais, prisões, centros de tratamento para adictos, centros de desintoxicação e outras instituições.
  • Serviços de literatura incluem uma grande variedade de livros, folhetos e cassetes, alguns em Braille ou em edições em letra grande. A literatura de Narcóticos Anónimos é publicada em Inglês e em várias outras línguas, entre as quais o Português.


Em alguns países, especificamente em países maiores ou naqueles onde Narcóticos Anónimos é especialmente bem estabelecido, vários comités de área se juntaram para criar regiões. Estes comités regionais conduzem serviços que afectam todo o movimento nacional, enquanto os comités de área administram os serviços locais.

Uma assembléia internacional de representantes, chamada Conferência Mundial de Serviço (WSC), que se reúne anualmente desde 1978, fornece orientação para vários comités que abordam assuntos que afectam a organização inteira, isto tudo assistido pelo Escritório Mundial de Serviço de NA, o WSO, em Los Angeles, Califórnia, EUA. Entre as principais prioridades dos serviços mundiais de NA, estão actividades que dão apoio a movimentos nacionais mais recentes e a tradução de literatura de Narcóticos Anónimos.

Para saber mais sobre Narcóticos Anónimos: