NARCÓTICOS ANÓNIMOS
Região Portuguesa

Então porque nossa irmandade é nomeada a partir de uma categoria específica de drogas?

Já que é verdade que, nas nossas reuniões, buscamos não nos focalizar em nenhuma droga específica, muitos membros têm questionado por que somos chamados de Narcóticos Anónimos. Será que Adictos Anónimos ou Drogadictos Anónimos não seriam títulos mais apropriados.

O nome do nosso programa parece realmente incongruente com nossa filosofia e com a natureza diversificada da nossa condição de membro. Na verdade, logo que nossa irmandade rompeu com Alcoólicos Anónimos, nós nos chamamos "Adictos Anónimos". No entanto, duas irmandades distintas, ambas se chamando AA, não caracterizava um rompimento muito claro. Então, os nossos fundadores escolheram o nome "Narcotics Anonymous" (Narcóticos Anónimos). Naquela época, "narcóticos" referia-se a todas categorias de drogas, e, portanto, "Narcóticos Anónimos" foi uma escolha razoável como nome da nossa irmandade. Assim, o título original reflectia de facto a nossa filosofia de não estar focalizado numa droga específica ou drogas em geral. Infelizmente, mais tarde, a palavra "narcóticos" tornou-se associada com uma categoria particular de drogas.

À medida que nossa mensagem é traduzida para outras línguas, ocorre um dilema. Algumas vezes "Narcóticos Anónimos" tem sido traduzido como "Adictos Anónimos" ou "Drogadictos Anónimos", porque os comités de tradução local compreendem a filosofia do nosso programa. Outras vezes, uma nova palavra é criada em determinada língua para preservar uma tradução mais estrita do nosso nome. E algumas vezes "Narcóticos Anónimos" é traduzido literalmente. O que tem parecido importante para nós é que o espírito da mensagem de NA seja mantido nessas traduções e que o programa, pela mensagem e pelo nome, seja reconhecido independente da língua usada.

Para saber mais sobre adicção: