NARCÓTICOS ANÓNIMOS
Região Portuguesa

Unidade e Serviço, o que é?

Introdução


Quando falamos em iniciar uma nova subcomissão de serviço, acontece muitas vezes a expressão de um misto de esperança e interesse. Pode haver o medo de se criar mais uma subcomissão com um orçamento e necessidade de suporte. Por outro lado, a prática de levar a mensagem a ajudar outros adictos geralmente provoca a unidade e realização. Este boletim fala sobre a criação de uma subcomissão de Unidade e Serviço. Parte desta informação se aplica a outros esforços embora a maioria deste material seja específico para Unidade e Serviço.

Colocamos aqui este processo como forma de aumentar a consciencialização e compreensão do que Unidade e Serviço tem para oferecer a comités de serviço ajudando a identificar as necessidades e a formar um mecanismo para preencher estas necessidades. Qualquer esforço de serviço que seja produtivo requer que construamos consenso, que desenvolvamos apoio e que dediquemos tempo e esforço para muitos compromissos específicos. A experiência mostra que Unidade e Serviço não é diferente e que o processo de criar uma subcomissão deve ser tão aberto e inclusivo quanto possível. As seguintes directrizes sugerem os temas relevantes que foram discutidos por outros ao longo do caminho.

Identificando necessidades para a existência de Unidade e Serviço

Identificando necessidades para a existência de Unidade e Serviço


Há uma vasta diversidade no estilo, foco e missão de subcomissões de Unidade e Serviço em toda a nossa irmandade. A essência de Unidade e Serviço é alcançar grupos isolados e em dificuldades, bem como membros, e faz sentido que subcomissões de Unidade e Serviço estejam voltadas para a área onde servem. As necessidades dos grupos e membros isolados no território de serviço, são os factores determinantes para a base da sua acção. Recursos disponíveis, geográficos e demográficos têm muito a ver como as tarefas são cumpridas, muito embora não deveriam determinar a missão real. Antes de iniciar o trabalho de Unidade e Serviço é importante identificar que necessidades se pretendem suprir. Em resumo, o que o comité de serviço quer que a subcomissão de Unidade e Serviço faça.

Na secção "Unidade e Serviço, o que é?", traçamos marcos num processo que estimulam a irmandade local a avaliar as suas necessidades, a desenvolver suporte, e se preferirem, produzir um esforço de Unidade e Serviço viável e focalizado. Este boletim sobre Unidade e Serviço esforça-se em permanecer focalizado e evitar a poeira de um destino incerto.

A melhor maneira que encontramos de permanecermos focalizados e mantermos o apoio do comité de área é desenvolver um consenso sobre o que Unidade e Serviço pode fazer. Não é comum para membros de Unidade e Serviço serem os únicos a fazerem estas perguntas. Estreitar e definir o alcance do esforço de Unidade e Serviço é um factor chave em lidar com questões futuras que podem ou não serem assuntos de Unidade e Serviço. Não aceite um mandato em branco para definir a função de Unidade e Serviço já que o esforço (ou empenho) tropeça no decurso.

Nós recomendamos que os esforços de Unidade e Serviço que estão brotando, desenvolvam e apresentem a seus comités de serviço uma declaração de intenção e propósito para ser votada junto àquele comité, uma declaração de intenção e propósito dá uma definição a curto prazo, da função e alcance do esforço de Unidade e Serviço, em desenvolvimento, e permite ao comité de serviço alcançar um consenso no trabalho que esperam que Unidade e Serviço faça para eles. Com uma declaração aprovada de intenções e propósitos, um membro de Unidade e Serviço tem muito mais tempo de explicar porque Unidade e Serviço não é uma equipe da "SIS", nem "polícia de NA".

Posteriormente, como o esforço de Unidade e Serviço desenvolve apoio e experiência, será esperado desenvolver princípios (ou diretrizes) caso se torne uma subcomissão de posição.

Declarações de intenção e propósito são baseadas nas necessidades da irmandade a ser servida. Identificar estas necessidades, pode-se dar de várias formas: nas reuniões de serviço do grupo, fóruns abertos do comité de serviço, Workshops, recomendações de outras subcomissões, membros e outros mais. Muitas vezes, as necessidades expostas serão expressas como um resultado desejável ao invés da real necessidade. Por exemplo, uma recomendação pode iniciar um boletim (ou informativo) de Unidade e Serviço. A real necessidade é alcançar (ou atingir) membros e grupos isolados. A Subcomssão de Unidade e Serviço terá que compreender como eles podem preencher esta necessidade. Os boletins são muitas vezes, uma subcomissão para eles próprios e podem subir e cair conforme a união dos membros e término de seus mandatos ou condições. O ponto é focalizar no que Unidade e Serviço pode fazer e deixar o como fazer para discussão posterior. Outro factor para ser lembrado é que Unidade e Serviço serve para ajudar membros e grupos a se ajudarem.

Unidade e Serviço não pode consertar o que outros não conseguem apoiar.

A seguir está uma lista de necessidades genérica das quais as Subcomissões de Unidade e Serviço estão frequentemente convidados a dirigir-se:

Identificar e auxiliar membros e grupos isolados focalizados a alguma distância da comunidade local de NA,
Servir como um elo de comunicação e ligação para grupos institucionais ligados,
Dar orientação e literatura de NA para reuniões de NA novas ou com dificuldades,
Anunciar e tornar conhecida a necessidade de maior comparecimento em grupos novos e em dificuldades,
Encorajar (ou estimular) os grupos a participarem na estrutura de serviço de NA,
Ajudar a vencer a apatia, a falta de participação em outras oportunidades de Serviço de NA. (CSA, H&I, lP, etc),
Instruir servidores de confiança do grupo especialmente RSG's,
Estimular os grupos a se considerarem parte da área e que eles não estão sós.

Unidade e Serviço fará internamente para Narcóticos Anónomos o que Informação Pública faz externamente, levar a mensagem de serviço.

As necessidades são então expressas como funções, as quais estão relacionadas na declaração de intenção e propósito. Uma amostra está relacionada a seguir.

Propósitos


Dar suporte para grupos novos e grupos com necessidade de apoio da área,
Fazer anúncios e folhetos, e dar informações sobre novas reuniões necessitando de apoio, para todos os grupos estabelecidos,
Comunicar junto a vários subcomités da área o propósito de dar o apoio necessitado,
Partilhar sobre a estrutura de serviço de NA e sua importância para grupos,
Ajudar grupos a econtrar os locais de reuniões mantendo em mente membros com necessidades adicionais,
Trabalhar com o representante de serviço de área, em registrar novos grupos,
Cederr aos novos grupos uma variedade de kits iniciais (conforme aprovados pela área),
Levar unidade e uma mensagem aos grupos. Não estão sozinhos.

Notas & Observações


O estágio de "juntar informações" é basicamente o que acontecerá de qualquer maneira quando uma idéia é apresentada. No entanto, para se fazer um bom trabalho, nós sugerimos que se vá um pouco mais a fundo. Faça contacto com o Comitê de Serviços da Região (CSR) e com departamento de Serviço de Grupos do WSO (WSO - Group Service Department) e ganhe novas compreensões. Fale com membros em outras áreas onde exista Unidade e Serviço.

Apresentar um workshop não é tão difícil quando parece. Siga o Guia para workshops de apresentação de Unidade e Serviço do boletim de Outreach da Conferência Mundial e adicione a ele qualquer coisa que seja apropriada. A intenção aqui é apresentar estas novas idéias chamadas de Unidade e Serviço aos membros interessados e especialmente ao seu comité de serviço. Nós recomendamos um formato de painéis e que se assegurem de ter um tempo para perguntas e respostas e para partilhar. Certfique-se de que o workshop é bem divulgado junto dos grupos e do seu comité de área. Refrescos também ajudam. Os objectivos do workshop são fornecer informação, gerar interesse e agrupar alguns membros interessados que desejam participar deste processo.

Fazer o rascunho das declarações de intenções e propósitos é facilmente realizado com alguns membros interessados trabalhando em volta de uma mesa. Com esta demonstração de comprometimento o seu comité de serviço pode querer indicar um grupo de trabalho como um subcomité extraordinário. A tarefa inicial do subcomité extraordinário de Unidade e Serviço será de melhorar as declarações de intenção e propósito para proposta no comité de serviço da área, incluindo planos de implementação.

O resto do processo é bastante auto-explicativo. Podemos lhes assegurar que haverão muitas perguntas. Algumas vezes a melhor resposta é "Eu não sei, mas vou descobrir". Nós o encorajamos a entrar em contato com o CSR ,WSO e a manter contacto com membros que fazem Unidade e Serviço em outras áreas. Ninguém espera que você seja um guru em Unidade e Serviço. O que irão decidir é se eles desenvolveram uma medida de confiança em sua integridade e habilidade de dar seguimento do começo ao fim. A chave para este processo é: Continue dando seguimento e vá até o fim.

Uma sugestão de projecto


1. Existe uma necessidade? Existem membros ou grupos que, de alguma maneira, estão isolados? Será que reuniões de serviço de grupos, fóruns abertos de comités de serviço, linha telefónica ou confusão no CSA sugerem que alguns membros e grupos desejariam estar mais envolvidos do que eles poderiam estar?

2. Junte informação sobre Unidade e Serviço, faça contacto com o Serviço de Grupos do WSO, veja o boletim "Unidade e Serviço, o que é?", visite áreas / regiões com Unidade e Serviço.

3. Será que Unidade e Serviço se adequará às preocupações expressas? Existem voluntários e recursos financeiros disponíveis? Existe uma outra alternativa? Será que o CSA ou CSR quer saber mais?

4. Planeje e apresente um workshop Unidade e Serviço (veja "Guia para workshops sobre Unidade e Serviço").

5. Faça o rascunho com a declaração de intenção e propósitos e proponha um subcomité extraordinário ao CSR ou ao CSA. (Nota do tradutor um "comité extraordinário' tem um carácter temporário pois é experimental ou mesmo emergencial).

6. Se aprovado, forme um "subcomité extraordinário de Unidade e Serviço". Marque um horário e local regulares para as reuniões do subcomité, entre em contacto novamente com o Serviço de Grupos de WSO, receba material e amostras adicionais e registre o "subcomité extraordinário de Unidade e Serviço"
A tarefa inicial será a de examinar as declarações de intenção e propósito e redefiní-lo para incluir um plano de implementação. Reuna mais idéias e opiniões de membros de outros subcomités, trabalhe em conjunto para completar as directrizes do "subcomité extraordinário". Apresente as directrizes propostas ao comité de serviço da área/região.
O "subcomité extraordinário" começa as tarefas de Unidade e Serviço para preencher as necessidades, reportando seu progresso e seus problemas em toda reunião ordinária de comité de serviço agendada e mantendo comunicação com o Subcomité de Unidade e Serviço da Região e enviando ao CSR uma cópia das directrizes aprovadas e qualquer outros materiais bem sucedidos para que possam usufruir da sua experiência

7. Reavaliação. Está funcionando? Devemos continuar? Subcomité extraordinário ou permanente?

Unidade e Serviço  |  Unidade e Serviço, o que é?
Criando uma Subcomissão de Unidade e Serviço  |  Guia para workshops sobre Unidade e Serviço
<<< Voltar