NARCÓTICOS ANÓNIMOS
Região Portuguesa

Guia para workshops sobre Unidade e Serviço

Fórum aberto & Secção de partilha


A palavra deve ser aberta para se responder a qualquer pergunta e se encorajar a discussão sobre "Unidade e Serviço". Também é um bom momento para se falar sobre qualquer um dos tópicos que seja de interesse e encorajar os participantes a partilharem sobre suas recompensas pessoais em Unidade e Serviço.

Fontes de consulta


Comités de Serviço locais
"Livreto do grupo"
Folheto "O Grupo" - IP 2
Manual de Tesoureiro do grupo
Guia de Serviços locais
Boletins de Outreach
Comité de Serviços da Região
Comité ad hoc da WSC


Introdução


Este boletim é uma proposta de guia para ser utilizado por qualquer membro de NA para apresentar um workshp educativa sobre "Unidade e Serviço". Sinta-se livre para usar o material da maneira como é apresentado aqui ou para improvisar de qualquer modo que se adeque às necessidades ou circunstâncias de seu local. Nós recomendamos o uso de vários apresentadores diferentes, um para cada subtópico. Algumas apresentações deste material são feitas com uma sessão de perguntas e respostas a cada tópico e em outras se espera até a parte da sessão de partilha, dos workshops. A informação contida neste boletim foi tirada de muitas fontes e pode ser adaptada para se adequar a qualquer público.

Workshops deste tipo são uma maneira excelente de apresentar aos membros o que é "Unidade e Serviço", o que faz, o que não é e como é realizado. Ao conduzir workshops de serviço ou dias de aprendizagem, deve-se esforçar para fazer uma apresentação geral dos serviços de NA que seja fácil de entender e que não intimide. O objetivo deve ser o de mostrar aos membros como eles podem participar e os benefícios de fazê-lo. Os apresentadores do workshop são encorajados a entrar em contacto com o WSO para obter mais informações e assistência. Estabelecer esta comunicação cedo será de grande benefício a qualquer um interessado no tema. A informação contida no nosso boletim nº 1 "O que é "Unidade e Serviço" também será de muita ajuda para se conduzir um workshop sobre "Unidade e Serviço".

Funções


Fornecer uma linha-de-comunicação directa para membros e grupos isolados, dentro ou fora de instituições.
Apresentar ou participar de actividades feitas para que membros e grupos isolados se reunam entre si e com a comunidade de NA.
Conduzir workshops a nível de serviço de grupo, oferecer secções de orientação para RSGs.
Informativos para RSGs.
Conduzir workshops de "Unidade e Serviço" em dias de aprendizado.
Facilitar, encorajar e melhorar a assistência de RSGs a reuniões de áreas.
Dar assistência a grupos com necessidades de apoio e a servidores de confiança de grupos.
Ajudar a registrar grupos nos comitês de serviço e no WSO.
Compilar ou dar sugestões na montagem de listas de reuniões.
Desenvolver ou manter um mapa informativo da estrutura do serviço.
Encorajar membros a se envolverem no serviço de NA.
Ajudar membros e grupos a aprenderem sobre como fazer pedidos de literatura e receber publicações de NA.
Facilitar o desenvolvimento de matérias de serviço simplificados.
Ajudar os grupos a providenciar alternativas para membros com necessidades adicionais.

A ideia de Unidade e Serviço


A intenção de Unidade e Serviço é simplesmente assegurar que qualquer grupo, reunião ou adicto que desejem ser colocados em contato com a nossa estrutura de serviço, recebam serviços e participem de nossa estrutura de serviço.

Em praticamente toda comunidade de NA emergente, existe sempre alguma forma de Unidade e Serviço. Geralmente tomam a forma de um ou mais membros com a energia para se juntar e viajar longas distancias para dar apoio a um grupo isolado ou a uma reunião institucional.

Durante os anos 80, alguns destes esforços espontaneos de diferentes localidades se reuniram e formaram subcomissãos. Frequentemente receberam apoios entusiastas para ajudar a melhorar a comunicação, planejar as actividades relacionadas com membros de grupos isolados e para dar apoio directo a grupos ou reuniões institucionais isolados. Ao serem treinados novos membros, a continuidade e consistência das subcomissões tiveram como resultado mais membros se tornando envolvidos e ligados à irmandade. As subcomissões de Unidade e Serviço de hoje tiram muito da sua experiência nestes esforços antigos e continuam a confiar no princípio de um grupo de adictos ajudando a outro. É uma maneira pela qual nossa irmandade pode se espalhar de cidade a cidade e de país a país. O surgimento de subcomissões de Unidade e Serviço formalizadas tornou possível oferecer (prover) estes serviços com uma abordagem mais sistemática.

Actualmente, existem algumas subcomissões de Unidade e Serviço de Narcóticos Anónimos em cada nível de serviço. Mesmo com actividades que variam amplamente, parecem partilhar de alguns objectivos comuns. Primeiramente, subcomissões de Unidade e Serviço dão assistência a grupos de NA na resolução de problemas que possam impedir o crescimento do grupo ou até mesmo ameaçar sua sobrevivência. Estas subcomissões também ajudam grupos a melhorar sua habilidade de levar uma mensagem de recuperação através de um conhecimento maior da estrutura de serviço de NA e maior exposição a ela. Finalmente, subcomissões de Unidade e Serviço ajudam grupos de NA a superar as armadilhas do isolamento encorajando-os a ter um contacto coerente com a irmandade como um todo.

O foco de Unidade e Serviço é o interior de NA. Desde viagens por longas distancias à correspondência para trazer RSGs à reuniões do CSA ou para registrar grupos - tudo isto está dentro do espectro de Unidade e Serviço.

O que Unidade e Serviço não faz


É importante lembrar que o foco das atividades em Unidade e Serviço está em dar assistência a grupos para se auto-sustentarem. Unidade e Serviço não foi feito para ser um comité que inicia novas reuniões. Membros do comité de Unidade e Serviço amarrados a apoiar uma reunião toda semana seria injusto para eles próprios e para área e ao mesmo tempo um desserviço para o grupo. Membros do comité podem dar assistência aos membros de NA que iniciam reuniões frequentando temporariamente, educando, fornecendo kit's de iniciantes, fazendo anúncios e o registro. Comités de Unidade e Serviço bem sucedidos evitaram a criação de uma estrutura que fomentasse a dependência ou que colocasse barreiras adicionais para grupos terem um contato directo com o restante da estrutura de serviço da irmandade. É importante para os membros de Unidade e Serviço não "julgarem" os grupos pela maneira como conduzem suas reuniões, Unidade e Serviço tem sido visto por vezes, erroneamente, como um "departamento de polícia" de NA que apresentam aos grupos citações de violações das Tradições ou um "batalhão de choque" que vai às reuniões com o propósito de dizer ao grupo o que fazer. Os comités de Unidade e Serviço precisam ter claro que eles estão tentando ajudar e que sua missão não é promover ou apoiar compreensões uniformes das Tradições, conceitos de serviço ou de linguagem de NA apropriada. Os membros do comité com esta inclinação devem ser encorajados a confiar que os membros de grupos isolados desenvolverão a sua própria compreensão dos princípios de NA através do contacto crescente com NA como um todo. Uma outra armadilha que deve ser evitada é identificar-se com alguma facção política. Unidade e Serviço diz respeito ao serviço de grupo e deve evitar ser visto como tomando alguma posição em controvérsias locais. É importante que nas visitas de Unidade e Serviço seja respeitada a autonomia de cada grupo. A integridade do subcomité de Unidade e Serviço depende de sua habilidade de fornecer informação neutra e precisa e depois sair de cena e deixar o grupo decidir. Isto é particularmente verdadeiro quando uma área cresce ao ponto em que a divisão em mais de uma área está sendo considerada. O papel de Unidade e Serviço nesta situação é simplesmente fortalecer os grupos e desenvolver a unidade do CSA. Unidade e Serviço deve apoiar qualquer processo que o CSA decidir para seu futuro e encorajar os grupos a fazer sua próprias escolhas sobre as questões. Por estas razões, comités de Unidade e Serviço geralmente passam um tempo significante discutindo sobre como se apresentar e esclarecer sua função para evitar que qualquer grupo acabe sentindo-se ameaçado. Unidade e Serviço pode visitar, oferecer sugestões, reunir informações e até fazer recomendações. O encaminhamento das questões é responsabilidade dos membros locais de NA, dos grupos e do comité de serviço.

Tipos


U&S de extensão
Esforços de Unidade e Serviço de extensão focalizam na comunicação como uma maneira de minimizar o isolamento criado por barreiras geográficas, de língua ou culturais. O objetivo principal é trazer membros ou grupos isolados para junto de outras partes de NA. Estes serviços incluem: facilitar a correspondência, coordenação de viagens de longa distância para apoio de grupos, manter arquivos de informações de contacto, ajudar a planejar actividades para aqueles que de outra maneira não podem se encontrar e colectar informações para boletins de Unidade e Serviço. Compilar informações sobre práticas culturais diferentes e cruzar fronteiras nacionais pode também ser de muita ajuda para membros de grupos de culturas diferentes.

U&S Comunitário
Seja uma comunidade de NA emergente, ou num contexto urbano já estabelecido, o desenvolvimento parece seguir um processo bastante parecido. Frequentemente, picos de crescimento seguido de estagnação caracterizam este processo de desenvolvimento. Em muitas cidades ou comunidades onde NA já existe, algum tipo de estrutura de serviço foi desenvolvida para atender às necessidades locais. Nestas situações, é bastante comum encontrar membros de NA ou subcomités de Unidade e Serviço fornecendo serviço de apoio para as comunidades de NA existentes, no campo, no subúrbio e/ou localidades urbanas. O foco neste contexto é na participação. Dar assistência a grupos necessitados de apoio, ajudar RSGs a assistirem a reuniões de área, ajudar grupos a se tornarem novamente envolvidos na estrutura de serviço local e ajudar grupos a se registrarem são as funções primárias de subcomités de Unidade e Serviço de orientação comunitária

U&S Institucional
Esforços de Unidade e Serviço institucional, idealizados para permitir a participação de grupos em instituições na estrutura de serviço de NA, podem incluir contacto pessoal, correspondência, viagens, boletins e envio de literatura. Estes serviços são dirigidos a reuniões de NA que não sejam painéis de H&I, porém foram iniciados em instituições, instituições de longo prazo, prisões, hospitais do estado, bases militares e casas de saúde. Estas reuniões e grupos provém de uma variedade de fontes. Frequentemente, NA não está disponível até que nosso comité de hospitais e instituições conduza uma série de apresentações e painéis. Algum tempo depois, profissionais de equipe, pacientes ou internos iniciam uma reunião de NA. Algumas vezes, reuniões em uma instituição provêm de um ou mais adictos em recuperação irem presos. Profissionais que aprenderam sobre NA através de nossos esforços de informação ao público, iniciam grupos de NA em várias instituições. Independente de como vieram a existir, estas reuniões de NA podem facilmente ficar isoladas de outros grupos de NA e de comités de serviço. Algumas vezes, a única ligação a NA para um grupo em uma destas instituições é o contato com o subcomité de Unidade e Serviço ou o registro com o WSO (Escritório Mundial de Serviço).

Para os grupos de NA


Na maior extensão possível, nós trabalhamos em equipes e não sozinhos. Duas ou mais pessoas visitando um grupo com dificuldade podem oferecer apoio durante a reunião, fornecer informação e oferecer sugestões em conversas com os servidores de confiança do grupo. Responder a perguntas sobre os propósitos e as funções da área de seus subcomités são geralmente benéficas durante estas visitas. Dar assistência a grupos novos para obtenção de material de iniciante e registro com seus comités de serviço e o WSO ajuda-os a estabelecer comunicação com outros grupos de NA em sua área ou região. Em alguns lugares, os subcomités de Unidade e Serviço fazem uma chamada de "despertar" alguns dias antes da reunião do CSA para grupos que não tenham comparecido há algum tempo. Outro serviço que é frequentemente realizado pelo subcomité de Unidade e Serviço da área é o de realizar breves sessões de esclarecimento e orientação para nossos RSGs, feitas muitas vezes no formato de um rápido seminário de 30 minutos antes da reunião do CSA. A participação e comunicação de membros e RSGs experientes que conhecem seu trabalho e como seu comité funciona, geralmente ajuda na construção da unidade e estabilidade da área.

Entre H&I e IP


Unidade e Serviço em NA tem o propósito de complementar outros serviços e não duplicá-los. Os subcomités de Unidade e Serviço são formados porque eles preenchem uma necessidade. Os esforços de Unidade e Serviço podem dar assistência a uma vasta gama de grupos e membros isolados e institucionais que por vezes saem do alcance do serviço de NA de H&I e de IP. Por exemplo, nossos comités de informação ao público trabalham com aqueles fora do NA, ajudando-os a conhecer o que nós oferecemos para adictos que procuram a recuperação. Nossos comités de hospitais e instituições conduzem painéis em locais onde NA não está disponível de outra maneira, ajudando directamente adictos a encontrarem a recuperação. Como resultado de nossos esforços de IP e H&I, profissionais, equipes de instituições, internos ou pacientes frequentemente iniciam uma reunião de NA em uma instituição e podem facilmente ficar isolados do serviço e da comunicação com NA como um todo. Para estes grupos e membros isolados que se movem com dificuldades é geralmente Unidade e Serviço que reacende a esperança de que "juntos conseguimos".

Unidade e Serviço  |  Unidade e Serviço, o que é?
Criando uma Subcomissão de Unidade e Serviço  |  Guia para workshops sobre Unidade e Serviço
<<< Voltar