PRIMEIRO CONCEITO

Afim de cumprirem o propósito primordial da nossa irmandade, os grupos de NA juntaram-se para criar uma estrutura que desenvolve, coordena e mantém serviços em nome de NA no seu todo.

O propósito primordial da nossa irmandade é o de transmitir a mensagem "de que um adicto, qualquer adicto, pode parar de usar drogas, perder o desejo de as usar e encontrar um novo modo de vida." Um dos principais meios através do qual a mensagem é transmitida, de adicto para adicto, são as nossas reuniões. Estas reuniões de recuperação, realizadas milhares de vezes em cada dia por grupos de NA em todo o mundo, constituem o serviço mais importante proporcionado pela nossa irmandade.
Contudo, embora as reuniões de recuperação constituam o serviço mais importante de NA, não são o único meio que temos de levar a cabo o propósito primordial da nossa irmandade. Outros serviços de NA atraem o adicto que ainda sofre às nossas reuniões, levam a nossa mensagem a adictos em instituições, tornam acessível a literatura de recuperação e proporcionam oportunidades para os grupos partilharem a sua experiência uns com os outros. Nenhum destes serviços, por si só, se aproxima sequer do valor das reuniões de recuperação dos grupos na transmissão da nossa mensagem; no entanto, cada um desempenha o seu próprio e indispensável papel no programa global delineado pela irmandade de NA para cumprir o seu propósito primordial.
Juntos conseguimos fazer aquilo que não realizaríamos separadamente. Isto é verdade na nossa recuperação pessoal, e é igualmente verdade nos nossos serviços. Em comunidades recentes de NA, os grupos costumam levar a cabo serviços básicos, em paralelo com as suas reuniões. Mas a concretização de todo o leque de serviços de NA - linhas telefónicas, painéis de H&I, trabalho de informação pública, ajuda a grupos e membros afastados e tudo o resto - geralmente requer mais pessoas e dinheiro do que um único grupo consegue disponibilizar. O grau de organização necessário para levar a cabo tais responsabilidades iria desviar a maioria dos grupos da transmissão da mensagem de NA nas suas reuniões. Além disso, a falta de coordenação entre os grupos que realizassem sozinhos vários serviços poderia resultar na duplicação, confusão e desperdício de recursos. Por estes motivos, a maioria dos grupos não assume tais responsabilidades sozinha.
Então como podem os grupos de NA assegurar o cumprimento destes serviços? Através da combinação dos seus recursos; juntando-se para criar uma estrutura que desenvolva, coordene e mantenha esses serviços por eles e deixando assim os grupos livres para cumprirem a sua responsabilidade primordial.